Boletim Vigilância em Saúde
Primeira edição do boletim informativo elaborado pelo Serviço de Vigilância em Saúde do município de Passa Tempo/MG
Publicado em 07/02/2018 13:05 - Atualizado em 07/02/2018 13:53
Edição 01/ Número 01
Mês/Ano: Dezembro/2017
Elaboração: Olívia Aparecida Faleiro Resende (Enfermeira - Coordenadora de Epidemiologia)
Sérgio Júnior de Rezende (Fisioterapeuta)
Colaboração: Andrea de Lourdes Santos – Enfermeira ESF “Elísio Machado de Castro”
Aparecida de Souza Andrade – Enfermeira ESF “Benedito Rosa”
Cláudia Brasil Rodrigues Braga – Secretária Municipal de Saúde
Equipe de Endemias
Equipe do NASF
Equipes de Saúde Bucal
Juscikelly Taciane - Digitadora
Thaís Cristina Resende Ribeiro – Enfermeira ESF “Abel de Resende Lara”
Thaís Odília Lara Azevedo – Enfermeira ESF “Pedro Eugênio de Almeida”
Valdirene Ribeiro da Silva Rangel – Chefe do Setor de Controle e Avaliação
Warley Júnior de Andrade – Enfermeiro - Coordenador da Atenção Primária
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA
RESUMO
Esta é a primeira edição do boletim informativo elaborado pelo Serviço de Vigilância em Saúde do município de Passa Tempo/MG, com o objetivo de fornecer informações de interesse da população e dos profissionais de saúde e assim se tornar um instrumento informativo que possa ser usado para o desenvolvimento da organização e do planejamento de ações, com definição de prioridades, cujos reflexos beneficiam a relação entre os serviços de saúde e seus usuários.
Nesta edição abordaremos o Programa Saúde na Escola (PSE) realizado no período de outubro a dezembro de 2017 na rede municipal e estadual de educação.
INTRODUÇÃO
O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído em 2007 em uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação para desenvolvimento de ações junto aos educandos da educação infantil, ensino fundamental e médio da rede pública. A articulação intersetorial das redes públicas de saúde e de educação e das demais redes sociais para o desenvolvimento das ações do PSE implica mais do que ofertas de serviços num mesmo território, pois deve propiciar a sustentabilidade das ações a partir da conformação de redes de corresponsabilidade. As equipes de educação e saúde desenvolvem ações compartilhadas no ambiente escolar, tendo seguimento, quando necessário, na rede de atenção à saúde. As ações são planejadas, monitoradas e avaliadas por meio de grupos de gestão intersetorial.
Diante disso o objetivo do PSE é construir práticas intersetoriais que contribuam para a formação integral dos estudantes por meio de ações de avaliação das condições de saúde, assim como promoção de saúde e prevenção de doenças e agravos.
O município de Passa Tempo possui quatro Equipes de Saúde da Família (ESF), sendo três equipes responsáveis pela área urbana e uma equipe pela zona rural, sendo 100% da população coberta pelas equipes. A rede de educação é dividida em 3 escolas municipais: Escola Municipal Gabriel Andrade, situada no centro da cidade; Escola Municipal Joanita Caldeira Araújo, situada no bairro Calafate e Escola Municipal Mestre Rangel, situada no Povoado Quilombola Cachoeira dos Forros; e a Escola Estadual Coronel Américo Augusto de Oliveira, situada no centro da cidade. As escolas municipais abrangem a educação infantil e o ensino fundamental I e a escola estadual o ensinos fundamental II e médio.
Os principais agravos de saúde do município são a hipertensão, diabetes, dislipidemias, uso de álcool e drogas, alto uso de medicamentos relacionados à saúde mental (ansiolíticos, antidepressivos) e problemas de saúde bucal e em relações familiares. Além disso, apesar de ter aumentado a regularidade da prática de atividades físicas ainda há muito a se avançar nestas modalidades.
OBJETIVO
Diante destes agravos relatados esse programa possui como objetivo levar conhecimento e informação, por meio de palestras e oficinas, às escolas fontes de saberes e grandes disseminadoras do conhecimento.
METODOLOGIA
Inicialmente foi realizada uma reunião com a Secretária Municipal de Saúde, a Coordenação do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e um representante de cada equipe ESF. De acordo com levantamento prévio e baseados no Plano Municipal de Saúde os temas foram divididos para as equipes conforme a tabela abaixo.
Tabela 01: Descrição das ações, profissionais responsáveis e objetivos do Programa Saúde na Escola no município de Passa Tempo/MG.
AÇÃO
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PROFISSIONAL RESPONSÁVEL
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OBJETIVO
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Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável.
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Nutrição
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Tornar a escola um espaço de formação de hábitos escolares alimentares saudáveis por meio de oficinas e palestras.
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Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas.
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Psicologia
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Informar aos alunos por meio de oficinas e palestras a respeito do uso, abuso e prevenção de substâncias toxicas (álcool e drogas)
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Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos
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Enfermagem
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Incentivar e informar os alunos por meio de palestras e oficinas sobre direitos e deveres do cidadão.
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Promoção das práticas Corporais, da Atividade Física e do lazer nas escolas.
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Fisioterapia
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Incentivar e informar sobre a necessidade e importância da pratica de atividades físicas.
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Prevenção das violências e dos acidentes.
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Serviço social
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Informar e conscientizar sobre a prevenção de todos os tipos de violência.
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Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação.
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Fisioterapia
Enfermagem
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Identificar e informar sobre os agravos de doenças em eliminação.
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Promoção e Avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor
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Odontologia
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Realizar aplicação de flúor e estratégias de prevenção de agravos de saúde bucal.
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Verificação da situação vacinal
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Enfermagem
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Verificar levantamento da situação vacinal por meio do cartão de vacinas.
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Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração da acuidade auditiva.
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Fonoaudiologia
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Identificar educandos com alterações auditivas.
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Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração da acuidade visual.
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Enfermagem
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Identificar educandos com alterações da acuidade visual por meio do teste de Snellen.
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Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.
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Coordenação da Epidemiologia e Equipe de endemias
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Realizar ações de combate e prevenção ao mosquito por meio de palestras, vídeos e teatro.
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Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS.
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Enfermagem e Médicos
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Informar e conscientizar sobre a prevenção/tratamento de DST/AIDS e temas afins.
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As atividades foram realizadas no período de novembro a dezembro de 2017 nas Escolas Municipais Mestre Rangel, Gabriel Andrade e Joanita Caldeira de Araújo e na Escola Estadual Coronel Américo Augusto de Oliveira.
RESULTADOS
As atividades propostas foram realizadas na rede municipal e estadual de ensino do município. Durante o período de desenvolvimento foi possível atingir os alunos presentes nas datas realizadas. A figura ao lado mostra a população atingida por instituição de ensino:
DISCUSSÃO
Por meio do PSE foi possível atuar em todas as escolas do município desenvolvendo as ações propostas. Pôde-se perceber, durante as atividades propostas, uma variedade de dúvidas e questionamentos não só dos alunos, mas também dos professores e funcionários. Dessa forma o programa busca alcançar seu objetivo que é contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação por meio de atividades de prevenção, promoção e atenção à saúde. Além disso, as ações foram pautadas no conceito de saúde proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que é o bem estar biopsicossocial dos indivíduos, considerando fatores determinantes e condicionantes da saúde. A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) também foi usada com guia para desenvolvimento das ações.
Uma das limitações encontradas no PSE realizado no ano de 2017, foi o curto período para o desenvolvimento das ações e uma dificuldade de se agendar/organizar as atividades nas escolas, apesar de todas as escolas se mobilizarem e preparem o espaço para a recepção dos profissionais de saúde.
CONCLUSÃO
Os resultados alcançados foram satisfatórios, no entanto espera-se para o próximo período maior tempo para operacionalização do projeto. Há que se ressaltar que no ano de 2017 foi um período de transição, formação de novas equipes e estabelecimento de metas e objetivos para os próximos anos. Sendo assim, os profissionais encontram-se mais entrosados, houve mais reuniões e estudos na área da educação em saúde para melhores resultados.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos às Equipes de Saúde de Família (ESF’s), Equipes de Saúde Bucal, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Setor de Endemias, Departamento Municipal de Educação, Escolas Municipais e Escola Estadual do município de Passa Tempo/MG.
REFERÊNCIAS
- http://dab.saude.gov.br/portaldab/pse.php ; acesso em 05/12/2017.
- http://imrs.fjp.mg.gov.br/Perfil/PerfilMunicipal?id=557; acesso em 05/12/2017.
- http://www.who.int/en/; acesso em 08/12/2017.
- ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE; ORGANIZAÇÃO PANAMERICANA DA SAÚDE. Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). São Paulo: Edusp, 2003.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PASSA TEMPO
DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE SAÚDE
por Departamento Municipal de Saúde